sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008


“Saber amar é saber deixar alguém te amar”

Pra entender esse sentimento tão profundo, você tem que se permitir viver e conhecê-lo. Se permitir aprender com o que ele lhe proporciona, e acima de tudo é preciso aproveitar o que ele lhe oferece, e se possível não se arrepender, nem ficar triste diante das dificuldades que ele pode apresentar.

O amor é tão engraçado, no início você pensa que são só coisas da sua cabeça, que é só sua imaginação, mas quando você começa a sentir, não quer aceitar, e ao mesmo tempo quer, a confusão na sua cabeça parece não ter fim, o medo não te deixa arriscar e te obriga a recuar cada vez que chega mais perto. A esperança te deixa confiante toda vez que recebe um olhar, e a ilusão só ratifica, e por fim é a realidade que te faz cair em si e ver que nem tudo acontece do jeito que você quer ou pelo menos deveria.

Mas nem todos os relacionamentos passam por isso, a quem discorde das regras, na verdade sempre há uma exceção. Existem pessoas que logo de cara se apaixonam e engajam em um relacionamento, e isso as tornam muito mais felizes, elas se deixam envolver tão bruscamente e se lançam no mar do amor, do companheirismo, sempre que necessitam de ajuda, tem alguém ao seu lado, sempre que se sentem tristes, desmotivadas tem alguém que as incentivam a seguir em frente e continuar em busca de seus sonhos. E são as que têm mais sorte, pois nem sempre o amor dá certo na primeira vez. Tudo começa bem, todos se sentem amados, mas por algum motivo alguém acha que não dá mais certo e sempre acabam inventando uma desculpa, ou é por que não tem tempo, ou porque tem medo, sempre existirá uma desculpa plausível pra explicar o motivo por não ter ido ao cinema, ao encontro marcado na praça, na casa dos amigos, ao ponto turístico mais elogiado da cidade. E por não haver uma compreensão de algum dos lados, uma conversa, a melhor solução que eles encontram é terminar, e sempre com aquela tristeza, que não agrada a ninguém.

Muitas pessoas se perguntar se é mesmo necessário que aconteça o amor, se vale à pena sofrer por alguém. Essas pessoas são aquelas que vivem com raiva, reclamam de tudo, são aquelas que não recebem amor, não só do marido ou namorado, mais da família, dos amigos, ou até mesmo aquelas que não se deixam amar, por ter medo do que o amor pode trazer, do que ele pode causar em suas vidas e em seus corações, elas não aceitam a mudança repentina que pode acontecer, tem medo de serem mal vistas pela sociedade caso se permitam viver um grande amor.

Há também aquelas pessoas apaixonadas, que se preciso esperam anos pelo seu amor, pela sua felicidade, aquelas que não desistem por nada, que vão em busca de seus sonhos e se preciso fazem mil e uma loucuras para ter o que tanto desejam. E quando finalmente conseguem se entregam a este amor, que tanto lutou pra existir, pra se firmar. Aproveitam cada momento, cada segundo, é aquele amor bonito e verdadeiro, sem traições, sem tristezas, tudo na perfeita harmonia. A felicidade que elas sentem lhe deixam mais bonitas, com o humor diferente, elas sofrem uma transformação brusca, passam de “loucas sonhadoras” a “apaixonadas realizadas”. E essas sim, são as que se sentem mais felizes, felizes por terem acreditado no que elas eram capaz, felizes por não desmotivarem quando ninguém acreditava na capacidade que elas tinham de vencer.

O amor amigo talvez seja o mais bonito, é o que te alegra, o que faz de tudo pra não lhe decepcionar, pra lhe ajudar, o que pensa em você antes de fazer algo, o que sempre vai estar ao seu lado quando estiver triste por ter terminado o namoro, por ter tirado uma nota baixa. É aquele que chora com você quando algo de tão ruim lhe aconteceu, o que te pede pra não esmorecer diante das dificuldades, o que te ajuda a encontrar alguém, o que sente ciúmes por ter medo de lhe perder pra sempre, por ter medo de perder o melhor de todos os amigos.

Existe aquele amor traiçoeiro, que envolve de um jeito, que muitas vezes não têm volta, te leva a um novo mundo, um mundo de novas descobertas, e cada vez mais te consome, suga as suas forças, e você não tem mais controle sobre seus atos, ele te deixa cego (a) e faz acreditar que nada nem ninguém podem mudar o que sente. Infelizmente esse é o lado ruim do amor, se é que ainda pode-se chamar assim, ele causa dor, o sofrimento, e se não se libertar ele causa a morte. Ele funciona como uma droga, porém cada vez mais se torna difícil de combatê-lo, e a cada dia que passa você não reage e não aceita ajuda e a única saída, a sua única ajuda é você, só você pode lutar e vencer contra esse sentimento cruel, que cada vez mais vai te levar por um caminho sem fim.

O Amor nas suas variadas formas, mais ainda assim não deixa de ser belo, não deixa de trazer felicidade ainda que traga consigo a tristeza. Impossível expressar todas as formas do Amor. Ainda que seja impossível, quase todas as pessoas já puderam sentir o verdadeiro amor, e só elas podem explicar o que sentiram, ou até mesmo não. No entanto o mais impossível é explicar o amor, não existe um conceito pra ele, cada pessoa têm a sua própria explicação e cabe a ela entender o que aconteceu, o que sentiu. É impossível explicar esse sentimento que deixa as pessoas perdidamente enlouquecidas, que fazem perder a voz, lhe deixam acordadas noites a fio, roubam o seu sono, e acabam as deixando sem rumo. É o mesmo que as consola e acalanta as suas almas, é aquele que as fazem subir nas nuvens e verem passarinhos verdes, é o que as abraçam quando faz frio, é o que as deixam envergonhadas, que as deixam enfurecidas de ciúmes, o que as fazem ter medo de agir de forma errada, é o amor amigo, o amor calado, enfim é o amor que acima de tudo as possibilitam a felicidade.

Como disseram-me um dia: "Você só sofre por amor, se quiser."

Ivy Saliba.

Nenhum comentário: